Os principais tipos de Colágeno: para que que serve cada um.

Atualmente, cada vez mais estamos procurando nos informar sobre como cuidar da beleza mantendo a saúde e bem-estar, não é mesmo? Então, hoje escrevo sobre os tipos de colágeno e para que serve cada um deles.

Se você é uma pessoa que procura por essa harmonia para manter sua beleza em dia, com certeza já ouviu falar sobre o colágeno. Seja conversando com uma colega de trabalho no horário do almoço ou com algum familiar no final de semana.

Então para sanar todas as suas dúvidas vou te contar tudo que você precisa saber sobre esta proteína tão importante.

O que é colágeno?

Colágeno

É uma proteína fibrosa, o que significa que forma feixes de fibra bem resistentes. Ele é produzido naturalmente e em abundância por nosso organismo. No entanto, entre os 25 e 30 anos a produção natural do nosso corpo vai diminuindo. 

Estudos estimam que, em torno dessa faixa etária, a produção pode atingir apenas 1%, sendo que as mulheres sofrem mais com essa queda do que os homens, pois a quantidade dessa proteína no seu organismo é menor.

A fama do colágeno se dá pelo fato de que ele proporciona estrutura, firmeza e elasticidade para nossa pele, unhas e cabelo. Neste sentido, um dos principais sinais que nosso corpo apresenta quando a produção diminui, são aquelas rugas indesejadas que começam a aparecer e a flacidez na pele.

O colágeno ainda auxilia na proteção das articulações, músculos, tendões e das cartilagens, devido a esses fatores que a presença dessa proteína no nosso organismo é tão importante.

Saiba mais sobre Colágeno: O que é colágeno hidrolisado: para que serve, seus benefícios, quando e como usar

Quais os tipos de colágeno e para que serve cada um?

A classificação do colágeno varia de acordo com sua função e estrutura. Suas diferenças estão na estrutura química, nos benefícios e na função que cada um apresenta. 

Conheça as diferenças e utilidades de cada um deles.

Colágeno tipo I

O colágeno tipo I é o encontrado de forma mais abundante em nosso organismo. A maior concentração desse tipo está em regiões que necessitam de maior flexibilidade e resistência, sendo o componente principal da estrutura da nossa pele.

Os benefícios do colágeno tipo I são:

  • Atua diretamente no aumento da firmeza da pele, suavizando rugas e linhas de expressão, o que contribui muito para nossa autoestima;
  • Estimula o processo de cicatrização, sendo de extrema importância durante o pós operatório e para quem sofre com diabetes;
  • Auxilia no fortalecimento de unhas, evitando que elas se quebrem ou que ocorra a descamação das mesmas;
  • Age diretamente no folículo capilar, proporcionando a recuperação do seu cabelo. 

O colágeno tipo I é indicado quando o assunto pede atenção com a beleza e deve fazer parte da sua rotina de autocuidado, até porque nós não queremos uma unha quebrada, um cabelo sem brilho e aquela ruguinha chata na testa, não é mesmo?

Colágeno tipo II

Uma vez que encontramos em abundância o colágeno tipo I na camada da derme, o colágeno tipo II, encontramos nos tecidos, ossos e cartilagens. O colágeno tipo II, auxilia para que não haja limitação durante os movimentos e atuando no alívio de dores.

Portanto, ele é recomendado para quem sofre de algum tipo de condição que afeta as articulações e cartilagem, como artrose e artrite. Indicado também para pessoas que praticam atividade física, sejam elas atletas ou não.

Os principais benefícios do colágeno tipo II são:

  • Diminui a incidência de inflamação nas articulações;
  • Impede o desgaste natural das articulações, o que contribui para o bom funcionamento;
  • Atua na proteção do desgaste gerado durante a prática de atividades físicas, impedindo o aparecimento de dores;
  • Auxilia no combate a doenças crônicas decorrentes do desgaste natural e deficiência de colágeno.

O colágeno tipo II é maravilhoso para nossa saúde, investir nesse tipo de colágeno é garantir qualidade de vida e longevidade!

Colágeno tipo III

O colágeno tipo III é o primeiro a ter sua produção reduzida no organismo. Assim como o colágeno tipo I, ele é encontrado em abundância em nossa derme.

Ele está presente também nos órgãos internos, como intestino, útero, fígado, rins e baço.

Os benefícios do colágeno tipo III são:

  • Auxilia na formação de novas células de estruturas, encontradas nos músculos;
  • Contribui na saúde feminina, atuando na proteção dos tecidos fetais;
  • Recomendado para o bom funcionamento do intestino;
  • Melhora a circulação sanguínea.

Neste sentido, o colágeno tipo III tem indicação para o cuidado com a nossa saúde e também para a beleza.

Maus hábitos que aceleram a perda de colágeno

Da mesma maneira que podemos procurar adotar hábitos para aumentar a produção de colágeno em nosso organismo, algumas atitudes podem prejudicar muito todo esse processo.

Alguns desses hábitos são:

  • Exposição excessiva ao sol sem o uso correto de protetor solar;
  • Tabagismo;
  • Não dormir o suficiente para que seu corpo descanse;
  • Uma alimentação pobre em proteínas.

Portanto, evite hábitos que inibem a produção eficaz de colágeno no corpo.

Posso tomar colágeno sem medo?

Colágeno

Agora você deve estar se perguntando: Se a produção de colágeno começa a diminuir entre os 25 e 30 anos, eu posso começar a tomar apenas quando alcançar essa idade?” “Se eu já passei dos 40 (ou mais), posso tomar também?”

Por ser uma substância produzida em nosso corpo, não existe contraindicação para o uso e consumo de colágeno. No entanto, o colágeno não é recomendado para as grávidas. Por isso, é importante observar o contexto e o objetivo desejado para quem decide suplmentar o organismo com o colágeno.

Por exemplo, um adolescente que pratica esportes regularmente, não precisa consumir colágeno visando a elasticidade da pele e a prevenção de rugas, mas sim com o objetivo de proteger ossos e articulações de possíveis traumas.

Já se o objetivo for cuidar da pele, cabelos e unhas, o recomendável é que isso ocorra somente depois dos 25 anos. No entanto, a partir do 30 anos é que se percebe uma perda significativa da produção de colágeno pelo organismo.

Por outro lado, para casos mais específicos relacionados com a necessidade de reposição de colágeno, recomenda-se buscar ajuda médica.

Além disso, você pode buscar uma alimentação rica em colágeno, dando preferência para alimentos como carne bovina, frango, ovos, gelatina, frutas cítricas e frutas vermelhas, leite, iogurte, tomate, beterraba, peixes, chia, linhaça e vegetais.

Caso você opte pela suplementação, o colágeno pode ser encontrado em pó ou em cápsulas. No caso do colágeno para fins estéticos, existem muitas opções de tratamentos e cosméticos que estimulam a produção que vão deixar sua pele, cabelos e unhas mais firmes e muito mais bonita, confira nossas recomendações logo abaixo.

Por fim, saliento que os benefícios do colágeno são incríveis e caso você esteja com receio de tomar e ganhar uns quilinhos a mais, pode ir sem medo, pois o colágeno não interfere no ganho de peso. É só escolher qual o melhor tipo e investir na sua qualidade de vida!

Nossa recomendação de Colágeno Tipo I – Solúvel e Cápsulas. Aproveite os preços promocionais:

Quer receber conteúdos exclusivos?

Cadastre seu e-mail e tenha com exclusividade conteúdos feita por e para mulheres!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Vamos Conversar?