Fazer a sobrancelha sozinha pode lhe gerar grandes transtornos. Porém eu listei os 10 erros mais comuns que detonam sua sobrancelha, evite-os.
Algo importante a saber: a sobrancelha é a responsável pela moldura do rosto e do olhar. Portanto, quando estão bem desenhadas e trabalhadas, valorizam a expressão facial, bem como, levantam a autoestima de qualquer mulher.
Por outro lado, o grande desafio consiste em traçar o desenho adequado para o seu rosto de modo a respeitar o padrão dele, que é único.
Dito isto, não utilize a pinça ou a navalha de modo aleatório. Veja os 10 erros mais comuns que listei para não cometê-los.
Os 10 erros que detonam sua sobrancelha
1.Tirar os pelos aleatoriamente
O pensamento de “vou tirar só o excesso de pelo” destrói qualquer desenho bem feito anteriormente.
Portanto, um grande erro consiste em pegar a pinça e tirar os pelos, sem planejar ou desenhar um limite antes.
O recomendado é primeiramente cortar e pentear os pelos. Na sequência, o indicado é pegar um lápis branco (usado para maquiagem) e traçar os limites da sobrancelha e desenhar o formato que deseja.
Cuidado para não invadir demais o limite da sobrancelha para deixa-la muito fina. O ideal é traçar o limite respeitando o desenho original dela.
2.Não utilizar o espelho com lente de aumento
Muitas mulheres acham que isso é frescura mas utilizar o espelho com lente de aumento faz toda diferença na hora de colocar a mão na massa.
Afinal, como enxergar aqueles pelos fininhos que crescem fora do lugar sem esse instrumento de ouro? Percebeu a importância dele?
Caso você ainda não o tenha e depila a sobrancelha em casa, vale demais investir!
3.Alisar os pelos grosseiros
Os pelos grosseiros incomodam muito, especialmente quando estão crescidos pois normalmente eles nascem rebeldes e ficam totalmente “desalinhados”.
Uma saída utilizada é alisar os pelos. No entanto, pode não parecer, mas como eles crescem muito rápido e logo você estará com o mesmo problema.
Nesse caso, o aconselhável é pentear esses fios para o desenho correto e em seguida, usar o rímel incolor para fixa-lo uniformemente com os demais pelos.
4.Criar “buracos” na sobrancelha
O pensamento de retirar “só mais um” pelinho pode criar falhas ou verdadeiros “buracos” no desenho da sobrancelha.
Para evitar esse acidente aconteça, o ideal é ir tirando os pelos um a um ou em um grupo pequeno nas áreas mais delicadas.
No entanto, caso isso aconteça, passe uma sombra com o pincel para cobrir a falha.
5. Mudar radicalmente o formato da sobrancelha
Cada mulher tem a sua preferência quando se trata do desenho de sobrancelha ideal para o seu rosto.
Muitas mulheres preferem as sobrancelhas finas e arqueadas. Uma moda esteve muito presente na década de 90 e 2000.
Já outras mulheres a preferem grossas e bem preenchidas.
Modificar as sobrancelhas super cheias e retas em fininhas e arqueadas pode ser uma péssima opção, além de ser uma tarefa para lá de trabalhosa pois os pelos crescem rápido e você logo terá que tirar o excesso.
Por outro lado, se você tem as sobrancelhas fininhas, arqueadas ou com falhas e deseja deixa-las mais grossas e bem preenchidas, você pode optar pela micropigmentação. Essa técnica caiu no gosto e está realçando a beleza de muitas mulheres.
6. Achar que a sobrancelha é simétrica
Um erro muito comum é achar que a sobrancelha é simétrica, ou seja, uma idêntica a outra. Esse pensamento errado faz você querer caprichar para que eles fiquem iguaizinhas.
Tendo em mente que elas são parecidas, porém diferentes, respeito o desenho de cada uma e capriche para que o melhor delas saia perfeito.
7. Errar no espaço entre as sobrancelhas
É o espaço compreendido entre as sobrancelhas é chamado de gabela e fica logo acima do nariz.
Essa região requer de cuidado especial. Os pelos devem ser retirados, porém sem exageros. Mas como saber onde começa a sobrancelha?
O ideal é que o começo da sobrancelha acompanhe a profundidade natural que existe nessa região e que dá início ao traçado do nariz, como na imagem abaixo.
8. Afinar demasiadamente a sobrancelha
As sobrancelhas afinadas e arqueadas não combinam com qualquer formato de rosto.
Obviamente que não há nada de errado em manter a sobrancelha fina e arqueada se esse for o desenho original de sua sobrancelha. Tudo depende do formato do seu rosto e olho, bem como, da personalidade.
Porém, cuidado para não ir “afinando” demais ao longo do tempo pois quando estão muito finas, elas tendem a envelhecer o rosto.
Além disso, ao longo do tempo o pelo tende a não crescer mais naquela região.
9. Usar a pinça errada
Embora existam outras formas para retirar os pelos da sobrancelha (linhas, navalhas, cera etc), a pinça é o instrumento muito utilizado e geralmente toda mulher tem em casa (muitas vezes, até na bolsa).
Há inúmeros modelos e tamanhos de pinças disponíveis no mercado. E os preços variam muito entre elas. As mais caras são as pinças profissionais. Normalmente elas são mais “afiadas” que as demais.
Utilize aquela que seja mais confortável para você e que caiba no seu bolso. Porém lembre-se que as pinças tem “prazo de validade”. Ou seja, elas ficam desgastadas e cegas.
As pinças cegas podem machucar e tornar o processo muito mais doloroso do que ele realmente é. Normalmente as pinças cegas ao invés de retirar o pelo, ela “belisca” a sua pele.
Caso a sua esteja velha, pode ser a hora de substituí-la.
10. Não depilar a parte superior da sobrancelha
Muitas mulheres ao depilar a sobrancelha focam no desenho da parte inferior e se esquece da parte superior.
Isso tem uma razão. Normalmente os fios da parte inferior são mais grossos e visíveis. Já os fios da parte superior são mais finos e, em alguns casos, até imperceptíveis (lembra da utilidade do espelho com aumento de tamanho?).
No entanto, quando combinado a retirada dos fios da parte inferior, bem como, da parte superior, o desenho que se forma deixa a sobrancelha perfeita. Portanto, não esqueça dela!
A Tendência do Design de Sobrancelha
Não poderia finalizar esse post sem mencionar a tendência que existe atualmente quando o assunto é design de sobrancelha.
Como dito anteriormente, nas décadas de 90 e 2000, as sobrancelhas bem finas e arqueadas eram tendência, uma verdadeira febre entre as mulheres.
Porém, isso mudou muito nos últimos anos e as versões mais cheias viraram sucesso.
Além disso não é simplesmente mantê-la cheia. Hoje o diferencial é também deixá-la bem delineada, de acordo com o seu formato de rosto e olho. Um caminho encontrado por muitas mulheres é a micropigmentação. Um procedimento realizado geralmente por Designer de Sobrancelhas.
Uma micropigmentação bem feita é aquela cujo desenho tem perfeita harmonia com seu rosto, não deixa pelos fora do alinhamento e tem o pigmento que combina com a tonalidade de cor do seu cabelo e pele.
Se tiver dificuldades para notar essas sutilezas no desenho das sobrancelhas, vá à um designer de sobrancelhas para ajudá-la. Se preferir, você mesma pode torna-se uma. Veja aqui.
Quer receber conteúdos exclusivos?
Cadastre seu e-mail e tenha com exclusividade conteúdos feita por e para mulheres!
2 Comentários
[…] Leia Também: 10 erros que detonam sua sobrancelha […]
[…] Leia Também: Os 10 Erros que Detonam sua sobrancelha […]