Só quem tem o desejo profundo de gerar filhos, sabe o quanto é importante entender sobre fertilidade, infertilidade e esterilidade. Aqui eu escrevo sobre esses temas para que você fique por dentro das possibilidades que o casal tem.
Desta forma, vou falar sobre esses temas, tendo um olhar para o casal, pois, quando se trata da dificuldade para engravidar, o “problema” pode se apresentar tanto na mulher, como no homem e até mesmo em ambos.
No entanto, é comum as pessoas julgarem, inicialmente, a dificuldade do casal engravidar para a mulher. Por isso, é importante entender as dfirenças entre fertilidade, infertilidade e esterilidade. Isso vai fazer o casal buscar o tratamento correto (se for o caso), para que a gravidez ocorra.
Diferença entre fertilidade, infertilidade e esterilidade
Fertilidade
Também conhecida como fecundidade, significa a capacidade de conceber e gerar filhos. Para tanto, o casal deve reunir os fatores necessários para reproduzir.
Quando se trata de fertilidade feminina, o fator primordial para a reprodução, consiste na presença de órgãos sexuais sem anomalia: um útero, trompas e ovários funcionais, ausência de anomalia hormonal e ciclos menstruais regulares.
Já quando se trata dos homens, a fertilidade implica na produção de espermatozoides em quantidade e qualidade suficiente, bem como, na capacidade de ejaculação.
Além disso, para ser fértil, o casal precisa de reunir outros elementos como: ter um bom estado emocional, boa qualidade de vida e alimentação.
Isto quer dizer que a pressão para engravidar, o stress com a rotina, a falta de atividade física, o uso de tabaco, a ingestão de muita gordura, açúcar e alimentos ultra processados, prejudicam a fertilidade do casal.
Portanto, se o casal deseja engravidar, deve estar atento aos seus hábitos.
Infertilidade
Infertilidade ou subfertilidade é a dificuldade de gerar uma gravidez naturalmente. A presença de infertilidade pode ser percebida quando o casal consegue engravidar e, no entanto, não utiliza qualquer método contraceptivo.
No entanto, para obter um diagnóstico mais conclusivo, o casal deve estar “tentando” a gravidez durante o período de um ano. Além disso, ter tido relações sexuais bem distribuídas ao longo do ciclo menstrual da mulher.
Em condições normais, um casal em idade fértil que mantenha relações sexuais completas, sem utilizar qualquer método contraceptivo, costuma levar alguns meses. Porém, até um pouco mais de um ano é aceitável para obter a gravidez desejada.
No caso das mulheres, especificamente, existem dois tipos de infertilidade (primária e secundária). A primária é quando não há gestação anterior e a secundária, quando já houve alguma gravidez.
Cabe mencionar que o fato de a mulher ter sido mãe anteriormente, não a garante fertilidade para uma futura gravidez.
O diagnóstico de infertilidade também pode ser dado para mulheres que chegam a engravidar, mas por diversos motivos não conseguem manter a gestação até o final.
Esterilidade
A esterilidade ocorre quando há uma total impossibilidade de o casal gerar filhos de forma natural.
Assim sendo, umas das causas mais comuns é a incapacidade de homens e mulheres (ou ambos) de produzirem suas células sexuais.
Ou seja, a esterilidade acontece frequentemente pela inexistência de espermatozoides ou óvulos.
Também são considerados estéreis, os casais cujos zigotos (células resultantes da combinação entre os gametas) são incapazes de gerar uma nova vida.
Além disso, esterilidade também é detectada quando a mulher apresenta obstrução das duas trompas ou quando o homem não possui espermatozoides na ejaculação.
Os casais com diagnóstico de esterilidade, seja por parte da mulher, do homem ou de ambos, podem encontrar na medicina reprodutiva caminhos para realizarem o sonho de ter filhos.
Nesse caso, se faz necessário conversar com um médico especialista em reprodução humana para que ele te apresente o melhor caminho a seguir.
Quanto tempo demora para engravidar?
Isso vai depender de uma série de fatores. Estatisticamente falando, a maioria dos casais com fertilidade normal concebe em cerca de 6 meses (80%), sendo que ao final de um ano de relações, sem fazer uso qualquer tipo de contraceptivo, cerca de 85% dos casais conseguem engravidar.
Mesmo que o casal não tenha sucesso nos primeiros meses de tentativas, a maioria poderá engravidar dentro de um ano. Se você é jovem e tem um estilo de vida saudável, suas chances de engravidar são maiores.
É bom lembrar que mulheres com mais de 35 anos ou com hábitos prejudiciais à saúde (como fumar, obesidade, consumo excessivo de cafeína e bebidas alcoólicas) terão fertilidade reduzida.
A Fertilidade tem relação com a idade?
Sim!. Como dito anteriormente, a fertilidade depende de uma série de fatores, mas pode-se dizer que o fator idade tem grande impacto na probabilidade de um casal conseguir engravidar.
Neste caso, as mulheres são o alvo e as mais prejudicadas do contexto, pois a fertilidade feminina diminui por volta dos 30 anos e vai caindo drasticamente de acordo o aumento da idade.
Este é o famoso “relógio biológico”. Para entender é importante saber que as meninas já nascem com seu “estoque” de óvulos. Neste caso, a mulher nasce com cerca de 2 milhões de óvulos, que são consumidos ao longo tempo.
Assim sendo, na puberdade eles já são cerca de 400 mil e, aos 30 anos, o número de folículos passa para 65 mil. Quando a mulher chega aos 37, ela tem, em média, 25 mil óvulos e, aos 40 anos, são apenas 8 mil. Portanto, a período mais fértil da mulher é entre os seus 20 e 30 anos.
Ademais, o avanço da idade feminina, afeta também a qualidade dos óvulos, aumentando os riscos de alterações cromossômicas que causam as doenças genéticas.
Já a fertilidade masculina quando o asunto é idade, os efeitos são mais lentos, ocorrendo por volta dos 60 anos. Assim, diferente das mulheres, os homens iniciam a produzir espermatozoides na puberdade e seguem por toda a vida.
No entanto, por volta dos 40 anos, os níveis de testosterona (hormônio masculino) tendem a diminuir em média 1% ao ano, o que vai influenciar diretamente na produção de espermatozoides e na sua qualidade.
O Sonho da Gravidez
O sonho da gravidez pode estar presente na vida de muitos casais e nem sempre esse momento chega no tempo planejado. Estudos revelam que A dificuldade de engravidar atinge aproximadamente 15% dos casais.
Suas causas são diversas e pode estar relacionada com problemas no organismo feminino, masculino ou em ambos.
Uma das principais causas consiste em constituir a família tardiamente ou quando o casal adia o momento da gravidez por razões diversas.
Caso você e seu companheiro sejam tentantes, tenham idade fértil promissora e ultrapassado mais de 12 meses de tentativas, é recomendável buscar ajuda médica especializada.
O sonho da gravidez pode ser possível e eu estarei aqui torcendo por ele.
Leia também: 11 dicas essenciais para engravidar mais rápido
Me escreva e fale sobre sua história de tentante: vivianalves@oportaldamulher.com
Quer receber conteúdos exclusivos?
Cadastre seu e-mail e tenha com exclusividade conteúdos feita por e para mulheres!
1 Comentário
[…] Leia Também: Entenda o que é fertilidade, infetilidade e esterilidade […]