Falta de desejo sexual no pós-parto: o que fazer?

Se você sofre com falta de desejo sexual no pós parto, saiba o que fazer para resgatar a normalidade da rotina sexual do seu relacionamento.

Com o nascimento do filho, os casais precisam se adaptar a uma nova vida, ocorrem mudanças tanto na rotina, como no lado emocional e psíquico.

São muitas questões a serem pensadas, noites de sono perdidas, cansaço, estresse, más também muita alegria para os pais.

É um momento mágico, mais causa uma reviravolta nos lares e uma das coisas que mais é impactada no início dessa nova vida é a vida sexual do casal.

Será que é normal não ter mais aquele desejo ardente depois da gravidez? Será que é normal perder o apetite sexual? O que devo fazer para resolver esse problema?

Todas essas dúvidas serão muito bem explicadas durante esse post, por isso vale a pena ler até o final.

É normal perder o apetite sexual depois do nascimento do bebê?

Sim. Uma nova vida surge depois da gestação, há uma criança para cuidar, as prioridades mudam, passamos por mudanças tanto fisiológicas como emocionais.

É super normal não sentir tanta vontade de ter relações sexuais.  Saiba que você não está sozinha. Por isso, não precisa se sentir diferente de todo mundo porque o desejo sexual esfriou ou quase não existe mais. E você sabe porque isso acontece?

Acontece porque que a mulher precisa produzir leite para amamentar o bebê.

Assim, o hormônio da prolactina (responsável pela produção de leite) para trabalhar de forma eficiente, reduz a produção do estrogênio e da progesterona (hormônios sexuais femininos).

Portanto, essa é uma das principais razões da baixa na libido depois do parto.

Além disso, questões relacionadas com os fatores psicológicos também devem ser levadas em conta.

Isto porque, muitas mulheres também ficam inseguras em relação ao próprio corpo, que mudou e não volta ao normal de imediato após o parto.

Outra questão é que a mulher volta toda sua atenção para o bebê. Embora muitos pais atualmente também contribuam na rotina do pequeno, a maior responsabilidade recai sob a mãe. Especialmente, devido a amamentação.

Quando o parceiro não colabora tanto com a rotina do bebê, a situação pode ser ainda pior, pois, a mulher vai se cansar muito mais, ao ponto de se sentir exausta o tempo inteiro (só quem passa por isso sabe!!!). 

falta de desejo no pós parto

O período de resguardo

Tudo isso, deixa a mulher abalada, seja física ou psicologicamente e contribui para deixar a chama do desejo apagada.

Aqui vale lembrar que é importante o casal respeitar o tempo de resguardo mínimo.

Normalmente, os médicos recomendam o contato íntimo, entre 40 a 60 dias após da ocorrência do parto. Uma vez que esse é o tempo que o útero leva para se recompor das lesões provocadas pelo deslocamento da placenta.

Cabe lembrar que quando permitimos o útero se recuperar no tempo certo, além de mais segurança para o momento da relação sexual, o risco de infecções para a mulher também diminui.

Portanto, a dica é: respeite o tempo de recuperação de seu corpo.

Por outro lado, observa-se que muitos casais até respeitam o período do resguardo, mas, a mulher perde totalmente o estímulo para retornar a vida sexual.

Já os homens, que não passam pelo mesmo turbilhão de mudanças hormonais e psicológicas, querem saciar seu desejo e levar normalmente a vida sexual de antes.

O que fazer para recuperar o desejo sexual?

Primeiramente é importante se conscientizar que a rotina do casal, necessariamente, muda. Neste sentido, adaptações e o muito diálogo entre o casal serão peças chaves nesse processo. Veja algumas dicas que vão te ajudar:

Recupere sua autoestima

Antes de estar bem para o outro, é preciso estar bem consigo mesma. Portanto, não “se abandone”.

Embora o bebê ocupe muito tempo do seu dia, tire um momento para cuidar de você. Isso vale para coisas simples que dá aquela levantada no visual como, cabelo e unhas, bem como, ir a academia ou fazer qualquer atividade física (que pode ser em casa mesmo).

A modalidade de fazer os exercícios em casa mesmo, atualmente, é a mais recomendada para as mamães. Primeiramente porque preserva a saúde da mamãe e do bebê devido ao Covid. Depois porque já existe disponível programas de atividade física feitos especialmente para as mulheres que se encontram no estágio do pós parto.

De todos os que pesquisei, o programa do APP Mamãe Completa é o que recomendo, pois além de ser ensinar exercícios físicos as mulheres no pós parto, também possui direcionamento sobre outras questões da maternidade, como sono do bebê, amamentação, primeiros cuidados dentre outros. Conheça aqui     

Converse abertamente com seu parceiro

Como disse, é importante que o casal tenha um diálogo franco sobre a situação. Nesse caso, é importante a mulher ter a iniciativa. Isso porque a falta de desejo parte normalmente dela. Por outro lado, o homem não “percebe” ou não compreende o que se passa com a mulher após a chegada do filho. 

Por experiência própria, te digo que o diálogo se faz necessário nesse momento. Portanto, informe todos os desconfortos que sente, bem como, as mudanças hormonais que seu corpo está passando.

Por outro lado, recorde que se trata apenas de uma fase. Isso não será eterno e logo vocês terão a oportunidade de retomar a vida sexual de antes.

Além disso, se esforce também para que isso não se torne um peso dentro do casamento. A relação sexual gera conexão entre o casal e não pode ficar adormecida por um longo período de tempo.

Encontre espaço na nova rotina para vocês

Como dito anteriormente, a chegada do bebê vai modificar muita coisa na rotina do casal mas….o casamento continua, né?

Então, o tempo que for mais conveniente para os dois (e para o bebê) reserve para ser o “momento de vocês”. Nem que seja naquela dormida que o bebê dá (pois eu sei que não há tanto tempo assim).

Nesse o tempo namorem, se acariciem, se desejem e, se tudo der certo, o clima para o sexo vai acontecer. Se permita retomar a intimidade que se perdeu em algum momento.

Peça para seu parceiro caprichar nas preliminares

Nesse momento, você precisa deixar a vergonha de lado (se for o seu caso). Converse com seu parceiro que você precisa de preliminares bem caprichadas….

De repente vocês até podem “brincar” do jogo do desafio. Não sabe? Diga para ele: eu te desafio a: “diga o que te deixa excitada”.

Quer exemplos? Eu te desafio a…“fazer o sexo oral mais gostoso da minha vida”; “me beijar e tirar a minha roupa ao mesmo tempo”; “me dizer coisas excitantes para me enlouquecer”. Por aí vai! Ponha a imaginação para frente.       

O importante aqui é ter em mente que as preliminares, mais do que nunca, precisam se fazer por presente e você não deve abrir mão delas!!!

Além disso, vocês podem testar coisas novas, pois, como há alteração hormonal, aquilo que antes te deixava “na lua” pode não funcionar mais! Portanto, se permita experimentar coisas novas.

Você poderá descobrir novas formas de se excitar!!!.    

Outra alternativa é colocar alguma fantasia em prática, já pensou isso? Se tiver dificuldade leia também: As 21 fantasias secretas das mulheres.

Busque a melhor posição sexual

No pós parto, algumas posições sexuais podem incomodar demasiadamente as mulheres. Fique de olho e não se assuste quando isso acontecer com você.

Portanto, busque posições que possam controlar a penetração, aposte no papai e mamãe pois ela é uma das posições mais recomendadas, justamente porque a mulher fica deitada.

Além disso, é ótimo para quem fez cesárea por não forçar sua musculatura abdominal.

Caso queira e consiga uma penetração mais profunda que pode dar mais prazer a mulher, levante as pernas para fazendo um ângulo de 90°.

Outras posições recomendadas são: de conchinha e de quatro.

Se necessário, invista nos lubrificantes

Para que o sexo seja bem gostoso, nada melhor do que está bem lubrificada, né verdade?  

Então, caso você não consiga produzir a lubrificação normalmente pelo seu corpo, experimente os lubrificantes vendidos em lojas físicas e online.  

Embora muitas mulheres tenham resistência ao uso de lubrificantes, eles são excelentes aliados das mulheres quando a nossa lubrificação está em baixa. Na verdade, devemos ter os lubrificantes como nosso “grande amigo”!

Então, tenha sempre um guardadinho em casa para os bons momentos com seu parceiro. Dê preferência aos lubrificantes a base de água, ok? 

Conclusão

Essas foram algumas dicas que podem ajudar você a retomar a vida sexual após o parto. Entenda que isso é um processo passageiro e natural, especialmente para a mulher.

Eu bem sei o quanto é difícil conciliar a maternidade e a vida conjugal (dentre outras coisas). Entretanto, é preciso atenção especial para que a relação não esfrie demais.     

Lembre-se que o sexo nos permite ter qualidade de vida e, acima de tudo, nos proporciona momentos de intimidade com o parceiro.

Neste sentido, o diálogo será o seu grande aliado para que o parceiro compreenda o seu lado e te ajude nessa linda jornada da maternidade. Na torcida por vocês!!!

Um grande abraço!

Quer receber conteúdos exclusivos?

Cadastre seu e-mail e tenha com exclusividade conteúdos feita por e para mulheres!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.