Neste post, você vai aprender a como aplicar corretamente o batom matte. Uma grande moda que começou a aparecer com frequência nos desfiles internacionais e nacionais renomados, capturando fortes emoções das fãs em colorir os lábios. Em um primeiro momento, os tons nudes prevaleceram. Mas logo as cores escuras conquistaram espaço e caiu no gosto das amantes de maquiagem.
Veja aqui como aplicar corretamente o Batom Matte.
Para quem não está “ligando o nome à pessoa”, o Batom Matte é aquele que não tem brilho e possui um acabamento fosco. Ele dura mais, não escorre nos cantos e deixa a boca mais “sequinha”. Por todos esses motivos, o batom mate tende a borrar menos, o que é ótimo para essa época em que convivemos com máscaras. E esse é mais um dos motivos que o batom Matte vem se firmando como uma das grandes tendências do momento.
Há algum "segredo" para aplicar o Batom Matte?
Quem quer uma make mais discreta ou clássica, o batom matte é o batom ideal. Lembrando que ele foi sensação nos anos 40 e hoje encontra, novamente o seu lugar de destaque. Ele é ideal para todos os eventos, seja um dia de trabalho ou mesmo aquela balada com os grandes amigos.
Por ter uma textura diferente o Batom Matte deixa os lábios com um toque seco, aveludado. Além de lindo e “classudo”, ele permanece por mais tempo nos lábios. Por isso, alguns cuidados especiais são necessários para sua aplicação. Vamos lá…
1. Cuidados antes da aplicação
Por ter a textura opaca e estar livre do brilho do batom convencional, o batom matte pede lábios bem hidratados para receber a make.
Por isso, quem estiver com os lábios rachados e quiser usar o batom matte, a dica é caprichar no hidratante labial antes de aplicar o batom, e nunca deixar de hidratar os lábios. Se achar que exagerou na hidratação, pressione os lábios contra um lenço de papel, para retirar o excesso.
Outra dica é investir em esfoliantes, basta aplicar um pouco nos lábios e fazer massagens circulares, hoje já existem muitas opções no mercado.
2. Contorno estratégico
Após a hidratação, recomenda-se fazer primeiramente o contorno da boca. Com a prática, é possível contornar os lábios com o próprio batom, mas, confesso que fazer isso com o batom matte não é tão simples e você pode colocar sua maquiagem a perder.
Então, o que seria mais seguro? Se você sente dificuldade com esse processo, o ideal é que se utilize um lápis labial. Graças a sua ponta fina, o produto é capaz de desenhar a boca com mais precisão e não costuma borrar com tanta facilidade.
Há quem aproveite essa etapa para usar o lápis em todo o lábio e só depois aplicar o batom, o que aumenta a durabilidade.
3. A Escolha das cores
Se você nunca experimentou a textura do Batom Matte, comece pelas cores claras. Mais fáceis de aplicar, elas podem funcionar como um teste de adaptação. O acabamento opaco – por ser mais discreto – acaba dando uma forcinha a quem costuma ter receio de ousar no make.
Mas recomendo fortemente que experimente os tons mais fortes e escuros, eles são realmente sensuais. Como um dos pontos altos do Batom Matte é a intensa pigmentação, vale se arriscar com vermelhos, vinhos, roxos e marrons.
4. Na hora de passar
Existem batons matte na versão liquida, bastão (bala) ou em lápis. Em virtude da textura cremosa, o batom líquido costuma ser o preferido por quem curte os produtos matte.
Caso utilize o batom liquido, quando for aplicá-lo, retire um pouco do excesso e aí leve o pincel à boca. Assim, você usa menos produto, resseca menos a boca e consegue chegar a pigmentação desejada.
Se for utilizar as versões em bastão (bala) ou em lápis, que costumam ser mais secos e causam certa dificuldade ao passar, recomenda-se que vá com calma e não faça muita força, para evitar que o batom quebre.
Sabe aquele movimento clássico de friccionar um lábio no outro após passar o batom? Esqueça esta tradição quando usar o Batom Matte, já que, se a aplicação for perfeita, não será necessário uniformizar a cor nos lábios. Além disso, a textura seca não permitirá uma “mistura” do produto na hora do movimento, e por isso o risco de esfarelar e desmanchar todo o resultado será muito maior.
5. O que fazer quando borrar ?
Mesmo com todo cuidado que tenhamos, é normal que algo não saia perfeito. Ficar desesperada? Jamais!. Com um pincel fino e achatado, trabalhe o contorno com um corretivo líquido. Com uma pequena quantidade do produto, vá, aos poucos, “apagando” o que não saiu como você queria. Para melhorar o acabamento, um cotonete pode suavizar ao redor dos lábios.
E se você não tiver um pincel adequado? Nesse caso, a dica é ter sempre um cotonete por perto para reparar a parte manchada. Espere o batom secar e, então, umedeça o cotonete em um demaquilante, “limpando” a parte que ficou borrada – fazendo movimento em uma única direção, ao invés de “vai e vem”. Pronto, resolvido o problema.
6. Depois da primeira aplicação
Diferentemente dos cremosos, que saem rápido da boca, os mattes podem ficar horas intactos. Mas conforme as horas vão passando, os lábios podem “craquelar”, e o batom esfarelar.
Esse é o sinal de que está na hora de repetir todo o processo. Limpe bem os lábios (vale umidificar um papel e remover os resíduos no banheiro). Hidrate, contorne e aplique o batom de novo. Pronto, perfeito mais uma vez!
7. As Cores de Batom na Moda
Quem está toda empolgada para investir no batom matte, a dica, nesse caso, é apostar em cores como vermelho, rosa e ameixa, acompanhado de olhos discretos. Essa é uma combinação perfeita.
Mas, por outro lado, as cores “nude” também estão em alta: um batom cor de boca super combina com um olho colorido, tudo vai depender da ocasião.
Portanto, quem quer um look incrível pode apostar sem medo no charmoso e clássico batom matte, e procurar criar contraste com ponto de luz nos olhos.
Informe seu e-mail e saiba de todas as nossas poderosas novidades.
Quer receber conteúdos EXCLUSIVOS?
Cadastre seu e-mail e receba com exclusividade conteúdos feitos por e para mulheres
Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.